quinta-feira, 21 de maio de 2009

Universos da Arte

Olá a todos!
Gostaria de compartilhar com vocês minha leitura do livro Universos da Arte de Fayga Ostrower.
Nesse livro, Ostrower discursa, de maneira didática, os vários conceitos e elementos presentes para análise e elaboração do plano pictório.
O livro é, na verdade, um relato da experiência da autora ao ministrar um curso sobre artes visuais abrangendo os princípios básicos da linguagem visual e de análise crítica para operários de uma fábrica.
Assim, ela aborda questões importantes a serem consideradas para a leitura e para a elaboração de uma obra de arte, tais como os efeitos visuais, os aspectos técnicos expressivos e a vida do autor da obra apreciada.
Os elementos expressivos da linguagem visual são cinco: a linha, a cor, a luminosidade, a superfície, e o volume. Dentro desses elementos é interessante destacar: os contrastes, as orientações e direções espaciais e os centros geométrico X pictório.
Além disso, é nesse livro que irá aparecer a questão do “fato físico”. Segundo a autora: o artista só pode julgar seu trabalho, avaliar determinadas soluções, optar por alterá-las ou não, diante de ‘fatos físicos’. Quer dizer, ele precisa fazer antes de julgar, pois há sempre uma diferença entre aquilo que é imaginado e o fato concreto que se produz quando essa alguma coisa é realizada.
O livro é recheado de informações sobre diversas obras de arte e de seus respectivos autores (história de vida e análise crítica da obra) destacando Leonardo da Vinci, A última Ceia e Mona Lisa, pinturas; Vicent Van Gogh, Noite Estrelada, pintura; e Pablo Picasso, Mendigos a beira-mar, pintura.
Ao final do livro a autora também discute sobre os estilos – culturais e individuais – em sua seqüência histórica. São eles: Arte Pré-histórica; as Correntes Estilísticas – Naturalismo, Idealismo, Expressionismo, Tendências Surrealistas e Fantásticas; e Arte Contemporânea.
Encerro com o emocionante depoimento de Fayga aos operários quando afirma que eles demonstraram-lhe, por toda a atenção crescente em palavras e comportamento, que a arte continua sendo uma necessidade para os homens, caminho essencial de conhecimento e realização de vida.

Siane Paula de Araújo

Bolsista PMG Dança EEFFTO/UFMG