sexta-feira, 17 de abril de 2009

MUSICAL “UMA NOITE NA BROADWAY”: EXPERIMENTAÇÃO, ENSAIO E APRESENTAÇÃO


No segundo semestre de 2008, nosso grupo apresentou o Musical “Uma Noite na Broadway”, em parceria coma Escola de Música da UFMG. A parte de dança foi constituída por oficinas variadas que procuravam estimular a criatividade dos alunos envolvidos no projeto de forma a construírem coreografias em conjunto através da experimentação.

Para o grupo de dança experimental, a experiência foi riquíssima, pois trouxe novos desafios para o nosso trabalho. Precisávamos construir belas danças para um espetáculo que seria apresentado no teatro Sesiminas. Porém, durante as oficinas, ensaios e experimentações, encontramos diferentes corpos, danças e diferentes motivações, o que trouxe novas possibilidades de expressão e construção de dança durante os ensaios na escola de Educação Física da UFMG.

Enquanto desenvolvíamos as oficinas com movimentos básicos da dança contemporânea e danças de salão, estimulávamos e nos surpreendíamos com a experimentação. Ficamos satisfeitos com o envolvimento dos alunos no processo de construção coreográfica, porque observamos uma participação efetiva da grande maioria dos mesmos, mesmo quando tinham pouca ou quase nenhuma experiência com danças. Isso trouxe grande satisfação para o grupo, pois sempre ressaltávamos que o mais importante era o processo, e não o resultado.

Ao final dos ensaios, apresentamos o espetáculo no teatro Sesiminas com muita alegria, envolvimento e satisfação, porque pudemos mostrar ao público tudo o que construímos e aprendemos durante a construção do Musical.


Rodrigo Mattarelli